Loading

Biografia – Susana Lage

Desenvolve a sua experiência profissional enquanto artista, desde 2011. O seu percurso profissional tem resultado, não só na prática de coordenação, direção, gestão, produção e planeamento estratégico de projetos, mas também na comunicação visual, multimédia, artes plásticas e cenografia.

Dinamizou em 2018/2019 o espaço de Atelier da Cooperativa OSMOPE (Porto) em conjunto com a artista plástica e têxtil Mónica Faria. Em atividades, para bebés desde os três meses, em contexto de berçário e creche e crianças no jardim de infância e 1º Ciclo.

Desde 2017 trabalha com a Associação Cultural WETUMTUM, com os CRASSH, sobre a direção artística de Bruno Estima e Artur Carvalho (Factor E! Serviço Educativo da Casa da Música), no desenvolvimento de espetáculos de comédia e música para famílias e bebés.

Trabalha desde 2016 na produção artística e gestão financeira de projetos de inclusão social e intervenção comunitária pela arte, assumindo atualmente a coordenação do tum tum tum, projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2016 a 2019) no âmbito da 2ª Edição do Programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), co-financiado pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Gondomar e premiado (2019) pela Caixa Geral de Depósitos, Prémio Caixa Social. Dirige este projeto em conjunto com o músico e mediador cultural Artur Carvalho e o sociólogo Hélder Nogueira, coordena os dois músicos, André Nunes e David Valente.

Trabalha com diversos projetos educativos e de intervenção comunitária em Gondomar e Matosinhos (Centro Social de Soutelo, Projeto TUM TUM TUM, Projet´arte e Oficina#Projeto) e também no Porto, Arco Maior (2017/2018) com jovens de contextos sociais vulneráveis e com jovens com multideficiência ou problemas de saúde mental, CEFPI (desde 2018) Centro de Reabilitação da Areosa (2016/2018).

Desde 2014 que desenvolve oficinas de artes plásticas, de artes visuais e de multimédia que permitem, através da expressão pessoal, plástica e artística, acompanhar e estimular o desenvolvimento psicossocial e socio-emocional, em contextos de educação formais, informais e não-formais. Já trabalhou com diferentes faixas etárias, em contexto escolar e comunitário, em diversas escolas e agrupamentos dos concelhos de Gaia, Porto, Gondomar e Matosinhos, bem como, em várias IPSS e outros organismos, públicos e privados. Colabora desde 2011 com o serviço educativo do Museu Casa da Imagem (Vila Nova de Gaia).

Concluiu a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ano de 2012. Tendo posteriormente adquirido o grau técnico superior de Educação Social, na Escola Superior de Educação (ESE/Instituto Politécnico do Porto).

A sua experiência profissional surge em paralelo com o seu trabalho artístico, contribuindo também as diversas formações de comunicação e gestão de projetos concluídas, nomeadamente em desenho e gestão de projetos culturais (SUGESTUS, Vitor Martelo, 2018), avaliação de resultados e impactos (A3S, LOGFRAME e COATL, 2017/2019) ou de educação pela arte, por entidades culturais de referência como o curso de desenho, corpo e movimento (SEGNI MOSSI, 2018) ou de arte contemporânea para a sala de aula pela (CULTURGEST, 2015).