Loading

Biografia – Susana Lage

Desenvolve a sua experiência profissional enquanto artista, desde 2011. O seu percurso profissional tem resultado, não só na prática de coordenação, direção, gestão, produção e planeamento estratégico de projetos, mas também na comunicação visual, multimédia, artes plásticas e cenografia.

Dinamizou em 2018/2019 o espaço de Atelier da Cooperativa OSMOPE (Porto) em conjunto com a artista plástica e têxtil Mónica Faria. Em atividades, para bebés desde os três meses, em contexto de berçário e creche e crianças no jardim de infância e 1º Ciclo.

Desde 2017 trabalha com a Associação Cultural WETUMTUM, com os CRASSH, sobre a direção artística de Bruno Estima e Artur Carvalho (Factor E! Serviço Educativo da Casa da Música), no desenvolvimento de espetáculos de comédia e música para famílias e bebés.

Trabalha desde 2016 na produção artística e gestão financeira de projetos de inclusão social e intervenção comunitária pela arte, assumindo atualmente a coordenação do tum tum tum, projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2016 a 2019) no âmbito da 2ª Edição do Programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), co-financiado pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Gondomar e premiado (2019) pela Caixa Geral de Depósitos, Prémio Caixa Social. Dirige este projeto em conjunto com o músico e mediador cultural Artur Carvalho e o sociólogo Hélder Nogueira, coordena os dois músicos, André Nunes e David Valente.

Trabalha com diversos projetos educativos e de intervenção comunitária em Gondomar e Matosinhos (Centro Social de Soutelo, Projeto TUM TUM TUM, Projet´arte e Oficina#Projeto) e também no Porto, Arco Maior (2017/2018) com jovens de contextos sociais vulneráveis e com jovens com multideficiência ou problemas de saúde mental, CEFPI (desde 2018) Centro de Reabilitação da Areosa (2016/2018).

Desde 2014 que desenvolve oficinas de artes plásticas, de artes visuais e de multimédia que permitem, através da expressão pessoal, plástica e artística, acompanhar e estimular o desenvolvimento psicossocial e socio-emocional, em contextos de educação formais, informais e não-formais. Já trabalhou com diferentes faixas etárias, em contexto escolar e comunitário, em diversas escolas e agrupamentos dos concelhos de Gaia, Porto, Gondomar e Matosinhos, bem como, em várias IPSS e outros organismos, públicos e privados. Colabora desde 2011 com o serviço educativo do Museu Casa da Imagem (Vila Nova de Gaia).

Concluiu a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ano de 2012. Tendo posteriormente adquirido o grau técnico superior de Educação Social, na Escola Superior de Educação (ESE/Instituto Politécnico do Porto).

A sua experiência profissional surge em paralelo com o seu trabalho artístico, contribuindo também as diversas formações de comunicação e gestão de projetos concluídas, nomeadamente em desenho e gestão de projetos culturais (SUGESTUS, Vitor Martelo, 2018), avaliação de resultados e impactos (A3S, LOGFRAME e COATL, 2017/2019) ou de educação pela arte, por entidades culturais de referência como o curso de desenho, corpo e movimento (SEGNI MOSSI, 2018) ou de arte contemporânea para a sala de aula pela (CULTURGEST, 2015).

She has been working as an artist since 2011. Her professional career has resulted not only in the coordination, direction, management, production and strategic planning of projects, but also in visual communication, multimedia, visual arts and set design.

In 2018/2019, she ran the Atelier space of the OSMOPE Cooperative (Porto) together with the artist and textile artist Mónica Faria. In activities for babies from the age of three months, in nursery and crèche settings, and children in kindergarten and primary school.

Since 2017 she has been working with the WETUMTUM Cultural Association, with CRASSH, under the artistic direction of Bruno Estima and Artur Carvalho (Factor E! Educational Service of Casa da Música), developing comedy and music shows for families and babies.

She has been working since 2016 on the artistic production and financial management of social inclusion and community intervention projects through art, and is currently coordinating tum tum tum, a project funded by the Calouste Gulbenkian Foundation (2016 to 2019) under the 2nd Edition of the PARTIS Program (Artistic Practices for Social Inclusion), co-financed by the Matosinhos and Gondomar City Councils and awarded (2019) by Caixa Geral de Depósitos, Caixa Social Prize. She runs this project together with musician and cultural mediator Artur Carvalho and sociologist Hélder Nogueira, and coordinates the two musicians, André Nunes and David Valente.

She works with various educational and community intervention projects in Gondomar and Matosinhos (Centro Social de Soutelo, Projeto TUM TUM TUM, Projet’arte and Oficina#Projeto) and also in Porto, Arco Maior (2017/2018) with young people from vulnerable social backgrounds and with young people with multiple disabilities or mental health problems, CEFPI (since 2018) Centro de Reabilitação da Areosa (2016/2018).

Since 2014, she has been developing visual arts and multimedia workshops which, through personal, plastic and artistic expression, allow her to accompany and stimulate psychosocial and socio-emotional development in formal, informal and non-formal educational contexts. She has worked with different age groups, in school and community contexts, in various schools and groups in the municipalities of Gaia, Porto, Gondomar and Matosinhos, as well as in various IPSS and other public and private organizations. Since 2011, she has worked with the educational service of the Casa da Imagem Museum (Vila Nova de Gaia).

She completed her degree in Communication Design at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto in 2012. She then acquired a higher technical degree in Social Education from the School of Education (ESE/Porto Polytechnic Institute).

Her professional experience runs parallel to her artistic work, also contributing to the various communication and project management training courses she has completed, namely in the design and management of cultural projects (SUGESTUS, Vitor Martelo, 2018), evaluation of results and impacts (A3S, LOGFRAME and COATL, 2017/2019) or education through art, by leading cultural entities such as the drawing, body and movement course (SEGNI MOSSI, 2018) or contemporary art for the classroom by (CULTURGEST, 2015).